segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Casa de Exu / Guardião


Casa de Exu / Guardião

Esta casinha, que não é um oratório, foi feita ontem, para concluir um ritual que fiz de "Bênção do Território".

Ontem, domingo dia 23 de fevereiro, foi o dia do Deus romano Términus ou Término, que abençoa e protege os territórios e fronteiras. Seus festivais eram chamados de Terminália, e consistia em abençoar os espaços, territórios e fronteiras.

Como sempre temos problemas com os outros, que não sabem cuidar da própria vida e invadem a vida - e o território - alheios, executei uma Magia em que consistia "fechar" as fronteiras da habitação, exterior e interiormente. Para encerrar o ritual, se deve criar uma "moradia" para o deus protetor da casa, algo que se tornará um ponto de convergência energética para aquele que guardará os domínios da habitação e seus moradores. Pode ser um pequeno altar, um canteiro com ervas, estatuetas, pedras, espelhos, o que mais agradar e for conveniente ao executor da Magia.

No meu caso, achei que seria legal criar um tipo de "Casa de Exu", já que Exu é um Espírito Guardião.

Usei uma capelinha tosca que ganhei no ano passado, feita de madeira de demolição. Preparei a peça e pintei com PVA nas cores branco, preto e vermelho (cores de Exu), enfeitei com strass sintéticos vermelho e branco, usei um crucifixo, uma medalha de São Bento e uma espadinha de Ogum. No fundo, colei um pequeno espelho, para que ele reflita as energias que forem direcionadas por todos aqueles que passarem pela porta da entrada principal. A imagem de resina que usei é simbólica (como tudo aqui, aliás). Colei uma imagem de São Gabriel Arcanjo (pois era o que tinha disponível), para que ele simbolize o Guardião do nosso território.

Se funcionará ou não, é outra história. Mas na intenção que infundi ao ritual, é para o nosso território estar protegido contra os desocupados, de suas invejas e fofocaiadas. Para nós, moradores, estarmos protegidos em nossa habitação, incluindo essa proteção (e principalmente, pois acho que eles precisam mais do que nós!) ao gatos da casa.

Quem quiser fazer isso também no local onde mora, depois postarei o ritual (que é bem simples e pode ser feito até dentro de um apartamento), que pode ser feito a qualquer tempo, desde que em uma Lua minguante.

Nenhum comentário: